Fundado em 1974 por Antonio Reche e Carlos Ortencio, inspirados por uma longa amizade, o Colégio João Paulo I (JOPA) emergiu com o compromisso de proporcionar uma educação de excelência. O JOPA se empenha em mediar a aprendizagem e fortalecer relações fundamentadas em valores éticos e morais, objetivando o desenvolvimento de indivíduos capazes de compreender e transformar a realidade, respeitando a si e aos demais.
Diante dos desafios impostos pela constante evolução tecnológica e o ritmo acelerado das transformações sociais, o JOPA se mantém atualizado, integrando inovações ao cotidiano escolar. Orienta-se pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por princípios voltados à promoção de uma sociedade mais justa e humana.
A instituição valoriza a centralidade do aluno em seu processo educativo, fomentando a proatividade, o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas. Com uma abordagem interdisciplinar, o JOPA apoia-se em programas socioemocionais, como o Líder em Mim, Projeto de Vida, Aluno Tutor Google, Educação Financeira e Empreendedorismo, além do JOPA Bilíngue, para proporcionar uma formação integral aos estudantes.
Assim, o Colégio João Paulo I se dedica não apenas à excelência acadêmica, mas também à construção de um futuro melhor por meio da educação, preparando seus alunos para contribuir significativamente para a sociedade.