Imagem
Imagem

Projeto Mês das Mulheres no JOPA

Em 2023 o Colégio João Paulo I apresentou o Projeto Mulheres Originárias.

Este tema esteve presente na grande maioria das aulas de história  com objetivo de levar à toda comunidade escolar a importância de conhecer algumas mobilizações sociais que visam ampliar o empoderamento e a participação política das mulheres indígenas de mais de uma centena de etnias que formam o Brasil.

Combater a desinformação que cerca o tema é fundamental para que os estudantes ampliem suas críticas através de análises fundamentadas e construam um projeto que visa impactar toda comunidade escolar.

 

Com o intuito de trazer significado ao aprendizado, os estudantes do Ensino Médio tiveram contato com diversas produções científicas que expuseram o papel fundamental das mulheres indígenas tanto em suas famílias, comunidades, países e, principalmente, no âmbito internacional. 

Conhecer os desafios enfrentados por algumas líderes, representa a ampliação do conhecimento daquilo que compõe a sociedade brasileira e como o Estado e seus governos atuam.

 

Também foi um momento importante para conhecerem as principais reivindicações e lutas e como a mediação dos conflitos torna-se importante instrumento para orientação do Estado brasileiro e outros Estados para a ampliação e defesa de medidas que garantam os direitos das mulheres indígenas. 

Por meio de pesquisas, debates e muita troca de informações, os estudantes do Ensino Médio foram instigados pelos seus professores para o tema.

 

Com a produção de materiais pelos estudantes, a ampliação das diversas áreas do conhecimento estará alicerçada em fomentar o espírito crítico e analítico sobre o tema, além de estimular a mediação e solução de conflitos com identificação de problemas e formulação de soluções acerca do tema, não apenas para o objeto estudado, mas como protagonistas de um assunto tão importante no tempo presente como das mulheres e mais especificamente: das mulheres indígenas.